segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DECRETO DO JUBILEU


Eu, Mauro Montagnoli,
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica,
Bispo da diocese de Ilhéus,

A todos e todas, saudação, paz e bênção em nosso Senhor Jesus Cristo!

Com a bula Majus animarum bonum (Para o maior bem das pessoas), de 20 de outubro de 1913, o papa São Pio X criou as dioceses de Barra, Caetité e Ilhéus, desmembrando-as da diocese de São Salvador da Bahia.

Diz o papa: “Tendo no coração o bem maior das almas e a difusão da religião cristã, o atual bispo da diocese do Santíssimo Salvador da Bahia, república do Brasil, faz pouco tempo que nos enviou insistente e suplicante solicitação para que a muito extensa e muito populosa diocese dele seja demarcada por território menor e que  de maneira conseqüente sejam constituídas outras três novas dioceses. Nós, na realidade, não temos preocupação maior do que aumentar sempre mais as ajudas espirituais e os meios necessários para os fiéis de Cristo, esparramados pelo mundo...” 

A criação de uma nova Igreja sempre é fonte e origem de renovada esperança. De fato, muitos frutos podem ser colhidos nesses cem anos, expressão do empenho de muitos leigos e leigas, consagrados e consagradas, padres e bispos que deram sua vida no serviço da evangelização, de modo especial, o nosso predecessor, Dom Frei Valfredo Bernardo Tepe, OFM.
Com o intuito de dar novo ânimo e vigor e fomentar uma ação pastoral mais intensa em toda a diocese de Ilhéus, havemos bem decretar, como de fato o fazemos pelo presente, Ano Jubilar, novembro de 2012 a outubro de 2013, com tema “O que vimos e ouvimos nós anunciamos“(cf. 1Jo 1,3)
Que todas as forças vivas da nossa diocese, leigos e leigas, religiosos e religiosas, sacerdotes, empenhem-se para que a celebração do Jubileu de Ouro de nossa diocese possa se constituir em um tempo de graça para todo o povo de Deus desta Igreja Particular.

Ilhéus, 11 de novembro de 2012

Dom Mauro Montagnoli
Bispo diocesano de Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário